Km 0, BR 020 (DF) – Vila Boa (GO)

Brasília, 23 de janeiro de 2019.

O ponto de partida dessa jornada foi o quilômetro 0 da BR 020, localizado no posto do Colorado, na cidade de Sobradinho, DF. O destino nesse dia foi a cidade de Vila Boa (GO). Me acompanhou nesse trecho meu primo, Daniel Faquineli.

Na partida tive uma surpresa proporcionada por familiares e amigos que me encheram de confiança e ânimo. Teve música no violão, oração e até cartaz e balões. Sentia vontade de ficar por mais tempo naquele ambiente, mas existia uma longa, sinuosa e acidentada estrada a ser percorrida naquele dia e era preciso partir.

As primeiras pedaladas foram ainda de madrugada e os primeiros 5 quilômetros foram de uma descida muito conhecida que terminava na cidade de Sobradinho, minha casa. Mas aquele dia eu não pegaria o retorno, mas sim, seguiria em frente em um tobogã de subidas e descidas do Planalto Central brasileiro.
Passamos rapidamente a divis8a do DF com o Estado de Goiás, na cidade de Formosa.

Logo cortamos seus distritos, que abrigam cachoeiras e sítios arqueológicos, como Bisnau e Buraco das Araras e percorremos uma longa descida que nos levou até o distrito de JK, onde meu primo precisou retornar para Brasília e, então, eu segui em frente, sozinho, por mais 20 km até o destino daquele dia.
Difícil descrever a profusão de sentimentos que tomaram conta da minha mente a partir de então. Uma mistura de medo, euforia, solidão, coragem, insegurança, alegria.

Mas eu estava onde queria estar, como havia planejado por tanto tempo.

Chorei! Senti falta de pedalar com o Dani, meu melhor parceiro de pedal, o ciclista mais forte que eu conheço. Mas senti felicidade por ele ter me acompanhado até ali e senti confiança para seguir em frente.

Assim, me concentrei e fiz o que sei fazer de melhor em cima de uma bicicleta: girar os pedais como um ventilador em alta rotação.
Logo cheguei ao município de Villa Boa, uma diminuta cidade às margens da BR 020 com 3 pousadas, poucas opções de alimentação e pouca gente na rua.

Um daqueles locais onde parece que não faz muita diferença se o ponteiro do relógio está girando em sentido horário ou anti horário. Chama bastante atenção a borda escarpada de Chapada em que a cidade está incrustada, formação geológica típica do centro oeste brasileiro.
Me hospedei em uma pousada simples e um pouco cara.

À noite fiz um lanche simples com pão, atum, manteiga e chá de hortelã. Consegui dormir rapidamente e não tive problemas durante a noite.

Distância percorrida 160.3 km;
Tempo em movimento: 5:47 h
Velocidade média: 24.3 km/h

Fotos:

Local de Partida, BR 020, KM 0

BR 020

Vila Boa (GO)

Daniel e sua MTB maluca20190123_060549 Família e amigos na partida

9 comentários em “Km 0, BR 020 (DF) – Vila Boa (GO)”

  1. Thiago, você é muito corajoso…. Vai dar tudo certo!!! Parabéns pela determinação e atitude!!!

    Curtir

  2. Pé na estrada menino,sua vitória vai ser logo, que cada cidade por onde você passar o seu coração se encha de muitas felicidades, que Deus te abençoe e esteja contigo nessa aventura😍😍🚴🚴🚴🚴

    Curtir

  3. As vezes pensamos que podemos mudar o roteiro de nossas vidas , quando a verdade é : Quando o autor está no comando ou no centro de tudo, ele nos leva a viajar de formas diferentes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s